Por falar em interatividade, já pensaram na questão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem?
Principalmente no ensino a distância, a afetividade deve merecer toda a atenção do professor e/ou tutor. Por que? Porque não podemos nos ver todo o tempo enquanto estamos juntos no ambiente virtual, e como é importante olhar nos olhos das pessoas! E o percurso do aluno de EAD muitas vezes é bastante solitário.
Não é fácil ser o mediador da aprendizagem a distância... Existem alguns recursos de texto que nos ajudam a demonstrar afetividade, os “emotions”, mas nem sempre isso é suficiente. Mas creio que quanto mais nos aprimoramos em nos tornarmos “seres sociais virtuais” mais a terapia do abraço tem chances de se tornar algo especial na nossa vida, hehehe (pelo menos no Brasil!)
Henri Wallon, médico, psicólogo e professor francês desenvolveu uma teoria sobre a afetividade que vale a pena conhecer/estudar. Ele diferenciou emoção, sentimento e afetividade e, de acordo com as profas. Ana Maria Sadalla e Roberta G.Azzi, “para Wallon, não há porque se fazer confusão entre emoção e sentimento. A emoção é a
própria expressão da afetividade (...)”.
O artigo “Contribuições da Afetividade para a Educação”, de autoria das professoras nos dá uma visão da teoria de desenvolvimento de Wallon. Disponível em http://www.faj.br/textosfoco/Afetividade.pdf.
Outro artigo que também tem a teoria de Wallon como base é "Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon", de Mahoney e Almeida. Disponível em
http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752005000100002&lng=pt&nrm=iso
Bom final de semana pra nós! ;-)
sábado, 16 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
...e nao eh soh o abraco...um olhar pode expressar aprovacao.Ultimamente tenho experimentado a espontaniedade das criancas..."gosto do seu brinco"..."hoje eu nao quero fruta"...e aquela maozinha pequeninha pegando a minha e querendo uma resposta do tipo..."tudo bem"...e o ramalhete de flor acompanhado de um cartao e o churrasco de despedida? Claro...e muitos abracos, beijos e fotos...
aiaiaiaiaiaiaia
Oieee...Tudo bem? Aqui Suze...estou feliz por estar te visitando (virtualmente heehe)..depois de alguns anos estou retornando aos estudos...estou fando pós em Língua Portuguesa, e já começei a dar aula...uma de minhas professora de pós é coordenadora do EAD na faculdade e áté tem nos incentivado...quem sabe né??...super beijo no coração e tenha uma semana abençoada....Suze
..desculpe..fazendo uma pós...
Oi Suze,
que bom ouvir você, e que boa notícia essa sobre você voltar a estudar, heim?
Bom, teremos mais assuntos então pra conversar por aqui.
Estive "ausente do blog", pois estou terminando um trabalho de curso, mas espero retomar a frequência dos posts por aqui.
Traga as suas novidades, e vamos trocando idéias.
Anime-se com a idéia da EAD: é presente e futuro!
Ah, visite os blogs: palavraaberta.blogspot.com e
blogosferamarli.blogspot.com, acho que você vai gostar.
Um grande beijo e mantenha contato.
Filomena :-]
Filomena, entrei no seu blog e achei uma graça! Fiquei mesmo encantado com esta história. Quero avançar neste terreno. Ah, em tempo, há uma revista intitulada Guia da Educação a Distância que é bem interessante.
Parabéns pela defesa do TCC e pelo Blog.
Abraços, Ivan
Filomena, entrei no seu blog e achei uma graça! Fiquei mesmo encantado com esta história. Quero avançar neste terreno. Ah, em tempo, há uma revista intitulada Guia da Educação a Distância que é bem interessante.
Parabéns pela defesa do TCC e pelo Blog.
Abraços, Ivan
Oieee!!
Que ótimo seu blog, adorei...
Esclarecedor, informativo e bem interessante!!
Adorei os assuntos e vou sempre estar conferindo os novos tópicos!
Bjus e continue sempre assim!
c/ saudades...
Renata.
Postar um comentário