sexta-feira, 6 de julho de 2007
Prezados leitores,
li uma entrevista do pesquisador francês Bernard Charlot na Revista Nova Escola (out/2006) onde ele fala sobre o sentido da escola, que é diferente para o aluno e para o professor.
O que realmente fez barulho na minha cabeça foi a seguinte frase dele: "Professores pensam que ensinam e alunos pensam que estudam" (p.16).
A pergunta é a seguinte: "Qual é o sentido da escola para os alunos?"
Charlot: "As crianças francesas acham que, como seus pais, que ganham por hora de trabalho, deveriam ser recompensadas pela quantidade de tempo passado em frente dos livros. Ou seja, as notas deveriam ser proporcionais ao estudo. Mas, é óbvio, essa não é a lógica da escola. A instituição escolar defende que, se o estudante não fez as tarefas, não leu, nem adquiriu um saber intelectual, ele pode ser reprovado. Para esse aluno, isso é uma injustiça, algo ilógico. A maioria dos estudantes gosta de ir à escola para comer, namorar e brincar. Nunca ouço que é um lugar ára aprender. Para eles, os estudos, os trabalhos e as pesquisas existem para atender apenas aos interesses da escola. Assim, professores pensam que ensinam e alunos pensam que estudam."
Bom, talvez devêssemos nos perguntar se realmente estamos preparando as crianças, adolescentes e jovens "para a vida". O que significa e como é preparar alguém para a vida?
quarta-feira, 4 de julho de 2007
O que você vê no processo de ensino e de aprendizagem?
Assista a apresentação do Riverdance (fantástico grupo irlandês de sapateado) e tente enxergar, nos diversos movimentos da coreografia, o seu próprio processo de ensinar e/ou de aprender . Eu adorei esse exercício!
(se for necessário, acesse http://www.youtube.com/watch?v=hscIhLiiVdM )
terça-feira, 3 de julho de 2007
Olá para todos os visitantes.
Andei ausente por uns tempos, pois estava investindo muito em um trabalho de EAD. Na verdade terminei um trabalho de conclusão de curso que gostei muito de fazer. Outra hora falo sobre esse assunto :-]
Quero compartilhar com vocês algo que talvez seja uma dúvida para algumas pessoas.Um dia desses ouvi uma pessoa dizer que "educação a distância" é um método, não uma modalidade.
O que vocês acham? Mal posso esperar uma resposta. Procurei a palavra "metodologia" no dicionário e encontrei as seguintes definições:
- subdivisão da lógica que estuda os métodos técnicos e científicos;
- arte de dirigir o espírito na investigação da verdade;
- conjunto de regras para o ensino de uma ciência ou arte
- didáctica.
Tenho convicção de que Educação é um processo. O fato de ser a distância apenas me diz que é um processo que ocorre de forma diferente, tem características diferentes. No caso da EAD, o processo de ensino-aprendizagem é mediado por tecnologias. Além disso, os participantes estão separados no tempo e no espaço.
Prof. Moran, já citado aqui anteriormente, escreveu o texto "O que é Educação a Distância". O texto é de fácil digestão, interessante e bastante esclarecedor. Eu recomendo a leitura, principalmente para quem quer entender o que é Educação a Distância. Acesse: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm..
Hoje, conversando com uma pessoa, que também é professor universitário, soube que na Holanda o processo de você "se servir" de cursos disponíveis em ambiente web (não sei se mediados ou não por computador) tem sido chamado de Educação Flexível, um conceito que merece uma investigação, pois a Educação naquele país é bastante desenvolvida (evoluída?).
Essa é a novidade do dia!