Por falar em interatividade, já pensaram na questão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem?
Principalmente no ensino a distância, a afetividade deve merecer toda a atenção do professor e/ou tutor. Por que? Porque não podemos nos ver todo o tempo enquanto estamos juntos no ambiente virtual, e como é importante olhar nos olhos das pessoas! E o percurso do aluno de EAD muitas vezes é bastante solitário.
Não é fácil ser o mediador da aprendizagem a distância... Existem alguns recursos de texto que nos ajudam a demonstrar afetividade, os “emotions”, mas nem sempre isso é suficiente. Mas creio que quanto mais nos aprimoramos em nos tornarmos “seres sociais virtuais” mais a terapia do abraço tem chances de se tornar algo especial na nossa vida, hehehe (pelo menos no Brasil!)
Henri Wallon, médico, psicólogo e professor francês desenvolveu uma teoria sobre a afetividade que vale a pena conhecer/estudar. Ele diferenciou emoção, sentimento e afetividade e, de acordo com as profas. Ana Maria Sadalla e Roberta G.Azzi, “para Wallon, não há porque se fazer confusão entre emoção e sentimento. A emoção é a
própria expressão da afetividade (...)”.
O artigo “Contribuições da Afetividade para a Educação”, de autoria das professoras nos dá uma visão da teoria de desenvolvimento de Wallon. Disponível em http://www.faj.br/textosfoco/Afetividade.pdf.
Outro artigo que também tem a teoria de Wallon como base é "Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon", de Mahoney e Almeida. Disponível em
http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752005000100002&lng=pt&nrm=iso
Bom final de semana pra nós! ;-)
sábado, 16 de junho de 2007
Interação em ambiente virtual - livro
Pra quem se interessa pela questão da interação em ambientes virtuais, foi lançado nesta semana o livro Interação Mediada por Computador, de Alex Primo, pela Ed. Sulina, na coleção Cibercultura.
O lançamento aconteceu no COMPÓS2007, encontro anual de alunos do Mestrado e Comunicação e Linguagens da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), que está acontecendo desde o dia 13/06 em Curitiba (PR). Se tiver interesse, acesse o blog do evento: http://compos2007.googlepages.com.
Quem conta essa novidade é Raquel Recuero em sua página, que é bem legal e tem artigos ótimos sobre blogs. (www.pontomidia.com.br/raquel)
Com a crescente formação de redes sociais virtuais, entender o processo da interação nesses ambientes é ponto crítico para se conseguir bons resultados , especialmente se somos educadores no EAD.
Não é o meu caso ainda ;-)).
O lançamento aconteceu no COMPÓS2007, encontro anual de alunos do Mestrado e Comunicação e Linguagens da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), que está acontecendo desde o dia 13/06 em Curitiba (PR). Se tiver interesse, acesse o blog do evento: http://compos2007.googlepages.com.
Quem conta essa novidade é Raquel Recuero em sua página, que é bem legal e tem artigos ótimos sobre blogs. (www.pontomidia.com.br/raquel)
Com a crescente formação de redes sociais virtuais, entender o processo da interação nesses ambientes é ponto crítico para se conseguir bons resultados , especialmente se somos educadores no EAD.
Não é o meu caso ainda ;-)).
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Profissionais de EAD - preparados?
Em seu livro "A Galáxia da Internet", Manuel Castells afirma o seguinte: "
Se há consenso acerca das conseqüências sociais do maior acesso à informação é que a educação e o aprendizado permanente tornam-se recursos essenciais para o bom desempenho no trabalho e desempenho pessoal. Embora aprendizado seja mais amplo que educação, as escolas ainda têm muito a fazer com relação ao processo de aprendizado. Em sociedades avançadas, elas estão se conectando rapidamente à Internet. (...)“
O autor compara então alguns dados estatísticos de 1994 e 1999 e continua:
“(...) a Internet estava sendo rapidamente incorporada como uma ferramenta educacional por todo o sistema escolar, e pode-se supor com segurança que, nas sociedades avançadas, ela estaré tão presente na sala de aula quanto o computador. (...) Contudo, Bolt e Crawford (2000), em seu estudo documentado sobre esse assunto, mostraram que a Internet e a tecnologia educacional em geral só são vantajosas quando os professores se mostram preparados.” (Castells, 2004, p.211)
Bom, é aí que eu queria chegar. Penso que quem tem a oportunidade de fazer um curso/estudar para entender o que é a educação a distância, seu potencial para a democratização da educação, etc, percebe a importância da preparação dos profissionais para atuarem nessa modalidade de ensino, para a qual é necessário adquirir novas competências. Por exemplo? A forma de se relacionar com o “aluno virtual”, orientar a aprendizagem de alunos que têm maior autonomia e uma amplitude de ação muito maior na busca de informações e produção de conhecimentos.
O assunto é vasto!
Se há consenso acerca das conseqüências sociais do maior acesso à informação é que a educação e o aprendizado permanente tornam-se recursos essenciais para o bom desempenho no trabalho e desempenho pessoal. Embora aprendizado seja mais amplo que educação, as escolas ainda têm muito a fazer com relação ao processo de aprendizado. Em sociedades avançadas, elas estão se conectando rapidamente à Internet. (...)“
O autor compara então alguns dados estatísticos de 1994 e 1999 e continua:
“(...) a Internet estava sendo rapidamente incorporada como uma ferramenta educacional por todo o sistema escolar, e pode-se supor com segurança que, nas sociedades avançadas, ela estaré tão presente na sala de aula quanto o computador. (...) Contudo, Bolt e Crawford (2000), em seu estudo documentado sobre esse assunto, mostraram que a Internet e a tecnologia educacional em geral só são vantajosas quando os professores se mostram preparados.” (Castells, 2004, p.211)
Bom, é aí que eu queria chegar. Penso que quem tem a oportunidade de fazer um curso/estudar para entender o que é a educação a distância, seu potencial para a democratização da educação, etc, percebe a importância da preparação dos profissionais para atuarem nessa modalidade de ensino, para a qual é necessário adquirir novas competências. Por exemplo? A forma de se relacionar com o “aluno virtual”, orientar a aprendizagem de alunos que têm maior autonomia e uma amplitude de ação muito maior na busca de informações e produção de conhecimentos.
O assunto é vasto!
terça-feira, 12 de junho de 2007
Quando pensamos em educação a distância, hoje, o que nos vem à cabeça é a internet.
Mas a realidade nos mostra que a maioria ainda está um pouco distante de acessar modernos recursos de informática, pelo menos no Brasil.
A mídia impressa ainda domina a EAD . Material impresso é utilizado por 84% das instituições que oferecem cursos a distância, conforme dados do Anuário de Educação a Distância, publicado pela Abed*.
Ao mesmo tempo em que me lembro que o rádio ainda tem papel importante na EAD, fico imaginando como utilizaremos a TV Digital para esse fim.
Como utilizaremos a TV Digital na EAD?
(fonte: Guia de Educação a Distância 2007, ed. Segmento)
Mas a realidade nos mostra que a maioria ainda está um pouco distante de acessar modernos recursos de informática, pelo menos no Brasil.
A mídia impressa ainda domina a EAD . Material impresso é utilizado por 84% das instituições que oferecem cursos a distância, conforme dados do Anuário de Educação a Distância, publicado pela Abed*.
Ao mesmo tempo em que me lembro que o rádio ainda tem papel importante na EAD, fico imaginando como utilizaremos a TV Digital para esse fim.
Como utilizaremos a TV Digital na EAD?
(fonte: Guia de Educação a Distância 2007, ed. Segmento)
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Educação a distância - o que é?
Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem que é realizado por meio de tecnologias. Nesse processo, professor e alunos estão separados no espaço e/ou no tempo.
Essa é uma forma de dizer o que é educação a distância.
Há locais onde as pessoas não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação. Nesse caso, o material impresso pode ser a única solução. Aliás foi assim que se iniciou a educação a distância, depois é que o rádio, televisão, materiais em áudio e vídeo foram utilizados.
Há um ótimo artigo sobre o que é a educação a distância, de autoria do Prof. Moran, disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm.
Se puder, leia o texto e pense se a educação a distância pode ser a forma de ampliarmos e garantirmos o acesso das pessoas à educação no nosso país.
Essa é uma forma de dizer o que é educação a distância.
Há locais onde as pessoas não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação. Nesse caso, o material impresso pode ser a única solução. Aliás foi assim que se iniciou a educação a distância, depois é que o rádio, televisão, materiais em áudio e vídeo foram utilizados.
Há um ótimo artigo sobre o que é a educação a distância, de autoria do Prof. Moran, disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm.
Se puder, leia o texto e pense se a educação a distância pode ser a forma de ampliarmos e garantirmos o acesso das pessoas à educação no nosso país.
Assinar:
Postagens (Atom)