Em seu livro "A Galáxia da Internet", Manuel Castells afirma o seguinte: "
Se há consenso acerca das conseqüências sociais do maior acesso à informação é que a educação e o aprendizado permanente tornam-se recursos essenciais para o bom desempenho no trabalho e desempenho pessoal. Embora aprendizado seja mais amplo que educação, as escolas ainda têm muito a fazer com relação ao processo de aprendizado. Em sociedades avançadas, elas estão se conectando rapidamente à Internet. (...)“
O autor compara então alguns dados estatísticos de 1994 e 1999 e continua:
“(...) a Internet estava sendo rapidamente incorporada como uma ferramenta educacional por todo o sistema escolar, e pode-se supor com segurança que, nas sociedades avançadas, ela estaré tão presente na sala de aula quanto o computador. (...) Contudo, Bolt e Crawford (2000), em seu estudo documentado sobre esse assunto, mostraram que a Internet e a tecnologia educacional em geral só são vantajosas quando os professores se mostram preparados.” (Castells, 2004, p.211)
Bom, é aí que eu queria chegar. Penso que quem tem a oportunidade de fazer um curso/estudar para entender o que é a educação a distância, seu potencial para a democratização da educação, etc, percebe a importância da preparação dos profissionais para atuarem nessa modalidade de ensino, para a qual é necessário adquirir novas competências. Por exemplo? A forma de se relacionar com o “aluno virtual”, orientar a aprendizagem de alunos que têm maior autonomia e uma amplitude de ação muito maior na busca de informações e produção de conhecimentos.
O assunto é vasto!
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
eu ainda nao tenho essa experiencia...e confesso gostaria muito de te-la em breve.
sei que sou o tipo da pessoa que aprovo 100% o contato pessoal, e soh uma experiencia educacional virtual poderia me dar um firme posicionamente a respeito desse assunto...
o curso que quero fazer custa 600 pounds e eh ofertado pela universidade de Dundee.
bem carinho para o momento!!!!
um beijo grande no coracao...
Sempre vamos nos deparar com a falta de capacitacao profissional. Esse assunto eh tratado em todas as areas de ensino. Nao sei se isso eh especificamente no Brasil...
Suzel,
sobre esse assunto, Castells apresenta dados de escolas americanas.
Acredito que o problema é sério onde não se investe em Educação o tanto que é necessário para impulsionar o país em direção ao desenvolvimento sustentável em termos de futuro, de inovar, de ter mais pessoas empreendedoras.
Você'tem espírito empreendedor, pode crer!
Bjkas.
Postar um comentário