sexta-feira, 6 de julho de 2007

O Sentido da Escola
Prezados leitores,

li uma entrevista do pesquisador francês Bernard Charlot na Revista Nova Escola (out/2006) onde ele fala sobre o sentido da escola, que é diferente para o aluno e para o professor.


O que realmente fez barulho na minha cabeça foi a seguinte frase dele: "Professores pensam que ensinam e alunos pensam que estudam" (p.16).

A pergunta é a seguinte: "Qual é o sentido da escola para os alunos?"

Charlot: "As crianças francesas acham que, como seus pais, que ganham por hora de trabalho, deveriam ser recompensadas pela quantidade de tempo passado em frente dos livros. Ou seja, as notas deveriam ser proporcionais ao estudo. Mas, é óbvio, essa não é a lógica da escola. A instituição escolar defende que, se o estudante não fez as tarefas, não leu, nem adquiriu um saber intelectual, ele pode ser reprovado. Para esse aluno, isso é uma injustiça, algo ilógico. A maioria dos estudantes gosta de ir à escola para comer, namorar e brincar. Nunca ouço que é um lugar ára aprender. Para eles, os estudos, os trabalhos e as pesquisas existem para atender apenas aos interesses da escola. Assim, professores pensam que ensinam e alunos pensam que estudam."

Bom, talvez devêssemos nos perguntar se realmente estamos preparando as crianças, adolescentes e jovens "para a vida". O que significa e como é preparar alguém para a vida?

2 comentários:

Anônimo disse...

Filomena,
Adorei o seu blog!!
Vou visitá-lo sempre e recomendar para os amigos!!
Continue assim!!
Abraços carinhosos,
Lanara

Suzel O'Donnell disse...

Filomena,

obrigada pelo presente maravilhoso. Soh vc em amiga!!! Vc eh linda!!!

Bom...preciso falar neh...quando o topico eh disciplina, meu cabelo arrepia, e frio sobe pela minha espinha...uiuiuiu,,,,

de uma olhada nesse site...

http://geocities.com/instituinte/mauricio_disciplina_escola.htm

beijo no coracao